Padre Manoel Filho será ordenado bispo neste domingo

Mon, 25 Feb 2019 01:03:08 +0000 / 0 Comentários

No próximo domingo (24), acontecerá a ordenação episcopal do Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, 53 anos, nomeado pelo Papa Francisco novo Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. O evento é histórico para igreja católica em Bragança.

A celebração eucarística ocorrerá às 9h, no complexo Dom Eliseu Maria Coroli (Corolão). O ordenante principal será o Bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria, e co-ordenantes, Dom Luiz Fernando, Bispo emérito da Diocese de Bragança e Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal.

Após ordenação, Dom Manoel Filho, ex pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA), seguirá para Palmeira dos Índios onde irá assumir o seu posto substituindo Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em outubro de 2017, foi anunciado Bispo de Campina Grande, no estado da Paraíba.

Atualmente a Diocese de Palmeira dos Índios está sendo administrada por Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares. Manoel Filho será o 5º bispo a assumir a Diocese.

O evento terá a participação de 10 padres vindo de Alagoas, do Bispo administrador apostólico da Diocese de Palmares, Dom Genival, de todos os padres da Diocese de Bragança e dos fiéis católicos em geral. Paróquias dos municípios de Irituia, Dom Eliseu, Ourém e Santa Luzia, já confirmaram presença com suas respectivas caravanas.

BIOGRAFIA

Manoel Filho nasceu em 26 de setembro de 1965, em São Domingos do Capim (PA).

Seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA. Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondon do Pará (PA).

Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA). Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, foi membro do Conselho Presbiteral por várias vezes; e também, em novembro passado, chegou a ser nomeado vigário episcopal da Região Episcopal Dom Eliseu.

Reportagem - Ronny Madison
Foto - Diocese de Bragança