Empossado neste domingo (10) o 5º Bispo de Palmeira dos Índios-AL

Tue, 12 Mar 2019 05:19:00 +0000 / 0 Comentários

Neste domingo (10) o novo Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios Dom Manoel Oliveira Soares Filho. Foi empossado em solinidade realizada na Catedral  Diocesana de Nossa Senhora do Amparo.

O evento contou com a presença de bispos, padres,  diaconos, religiosos(as) e leigos diversas parte de Alagoas e de outros estados.  Inclusive  de Bragança do Pará, terra do Bispo Eleito. Estiveram também presentes: autoridades e milhares de fiéis de várias regiões. Contou com a prensença do arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, e o antecessor Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Ducenio Fontes de Matos. Esteveram presente Bispos Filhos da Diocese de Palmeira dos Índios: Dom Francisco Falcão, natural de paulo Jacinto-AL e  Dom Hélio, natural de Pão de Açúcar- AL.

A solenidade iniciou com o ato do beija-mão e depois seguiu em procissão até a frente ao Centro de Treinamento Pio XII. Lá, foi celebrada a missa campal pelo próprio Bispo Dom Manoel Oliveira. Em visto ao sol forte e a grande quantidade de fiés que ultrapassou a extrutura, fiés ficaram abaixo de arvores e uma grande quantidade usaram imparos para se proteger do sol. 

Dom Manoel Oliveira é o 5º bispo a assumir a Diocese de Palmeira dos Índios, que passou por 3 administrações após o anuncio de Dom Ducênio para campinas grande. O próprio Dom Ducênio assumiu até ser empolssado em Campina Grande. Após esse periodo foi eleito para ser administrador Diocesando o Padre Wendel de Assunção Gomes de Paulo Jacinto-AL. Após o periodo o Padre Wendel renuncia. Onde em seguido ficou sendo o  administrador Diocesando Dom Genival Saraiva, Bispo emérito de Palmares. Dom Manoel  Filho irá substituir Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em outubro de 2017, foi anunciado bispo de Campina Grande. O novo bispo era pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA), quando foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de dezembro de 2018, para comandar a Diocese de Palmeira dos Índios que compreende 36 paróquias em 34 municípios de Alagoas.

A solenidade contou com a Presença do Paróco da Cidade de Paulo Jacinto Alagoas. O Padre Antonio Ionas e o coral da Sua Paróquia. Coral Nossa Senhora das Graças de Paulo Jacinto, que animou a Celebração da Primeira missa presidida pelo novo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. 

Credito a foto do Coral Acima: Pascom Nossa Senhora das Graças


O paróco da Catedral de Palmeira dos Índios, Pe. Wendel de Assunçaõ Gomes. Natural também da Cidade de Paulo Jacinto em Alagoas. 


A equipe Nação carismática esteve Presente fazendo a corbertura da solenidade. Onde foi mencionada sendo uma das redes a transmitir o evento. 

Biografia

Padre Manoel nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA. Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA).

Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA). Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário geral.

O CCC de Paulo Jacinto e os legionários, entre outros movimentos também estiveram presente nesta solenidade. 

Vídeo Gravado pela Rede Nação Carismática.

Observação: Se estiver usando um navegador que não seja google chrome, poderá não conseguir visualizar o conteudo abaixo.


Vídeo Gravado pela Página Oficial da Diocese de Palmeira do Índios

Fotos e Matéria: Nação Carismática